ATPC de Formação - dia 16/03/2016
PC- Mirtes Castro
As diretrizes da SEE-SP definidas no Comunicado
nº 01/2015 para a gestão 2015-2018 reafirmam o foco no desenvolvimento
das competências e habilidades previstas no Currículo do Estado de São
Paulo
Linhas de Ação para garantir essa
diretriz Proposta da CGEB:
Ação
1. Resgatar
a centralidade do Currículo.
Ação 2: Garantir a articulação entre
Currículo e Avaliação.
Ação 3: Reafirmar a importância da
progressão continuada para garantir que todos os alunos aprendam ao
longo do percurso escolar.
Ação 4: Usar as TICs como recurso pedagógico
auxiliar competências e habilidades previstas no Currículo.
Currículo Oficial de SP |
O Currículo
O Currículo faz referências a
conteúdos, competências e habilidades;
isso supõe que se aceite o desafio de encarar os conhecimentos
próprios de cada componente curricular como “meios” para que os alunos
desenvolvam essas competências e habilidades para se situar, compreender e
atuar no mundo contemporâneo.
Caderno Professor e Caderno do Aluno |
Relatório Pedagógico |
Matriz de Avaliação Processual
Neste ano de 2016, a rede estadual
terá acesso a mais um material de apoio: a Matriz da Avaliação em Processo. Essas
matrizes explicitam os conteúdos, as competências e habilidades a que os alunos
têm o direito de desenvolver ao longo do percurso escolar, destacando
as que orientarão a elaboração das provas da Avaliação da Aprendizagem em
Processo (AAP).
Matriz de Avaliação Processual |
Matrizes de Referência para a
Avaliação Processual
x
Matriz SARESP
As matrizes de Referência para a
Avaliação Processual definem conteúdos e habilidades passíveis de serem
avaliadas por meio de prova objetiva em cada um dos bimestres,
enquanto a Matriz SARESP indica as habilidades
mais gerais associadas aos conteúdos estruturantes de cada componente
curricular, e são base para a avaliação ao final de cada ciclo de sua
aplicação.
Finalidades das matrizes
As duas matrizes permitem
que se tenha a clareza do que é esperado que o aluno faça na resolução de cada
tarefa no contexto de uma prova objetiva.
As duas matrizes devem orientar as ações pedagógicas da escola.
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