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quinta-feira, 17 de março de 2016

Matriz de Avaliação Processual

ATPC de Formação - dia 16/03/2016
PC- Mirtes Castro 

As diretrizes da SEE-SP definidas no Comunicado nº 01/2015 para a gestão 2015-2018 reafirmam o foco no desenvolvimento das competências e habilidades previstas no Currículo do Estado de São Paulo


Linhas de Ação para garantir essa diretriz  Proposta da CGEB:

Ação   1. Resgatar a centralidade do Currículo.
Ação 2: Garantir a articulação entre Currículo e Avaliação.
Ação 3: Reafirmar a importância da progressão continuada para garantir que todos os alunos aprendam ao longo do percurso escolar.
Ação 4: Usar as TICs como recurso pedagógico auxiliar competências e habilidades previstas no Currículo.

Currículo Oficial de SP

O Currículo
O Currículo faz referências a conteúdos, competências e habilidades;  isso supõe que se aceite o desafio de encarar os conhecimentos próprios de cada componente curricular como “meios” para que os alunos desenvolvam essas competências e habilidades para se situar, compreender e atuar no mundo contemporâneo.
Caderno Professor e Caderno do Aluno
Matriz de Referência do Saresp
Relatório Pedagógico 
   





Matriz de Avaliação Processual
Neste ano de 2016, a rede estadual terá acesso a mais um material de apoio: a Matriz da Avaliação em Processo. Essas matrizes explicitam os conteúdos, as competências e habilidades a que os alunos têm o direito de desenvolver ao longo do percurso escolar, destacando as que orientarão a elaboração das provas da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP).


Matriz de Avaliação Processual 




Matrizes de Referência para a Avaliação Processual 
Matriz SARESP



As matrizes de Referência para a Avaliação Processual definem conteúdos e habilidades passíveis de serem avaliadas por meio de prova objetiva em cada um dos bimestres,
 enquanto a Matriz SARESP indica as habilidades mais gerais associadas aos conteúdos estruturantes de cada componente curricular, e são base para a avaliação ao final de cada ciclo de sua aplicação.




Finalidades das matrizes


 As duas matrizes permitem que se tenha a clareza do que é esperado que o aluno faça na resolução de cada tarefa no contexto de uma prova objetiva.
As duas matrizes devem orientar as ações pedagógicas da escola. 




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