A exibição de filmes em
sala de aula é um recurso didático importante para facilitar o acesso à
linguagem cinematográfica, aguçando o interesse dos alunos pela sétima arte,
ampliando seu repertório cultural, contribuindo para a formação crítico
reflexiva, desenvolvendo sua competência leitora. Além disso,
seu uso, como prática educativa ,
facilita significativamente a construção do conhecimento.
COMO PREPARAR A AULA:
Lembrar sempre que toda atividade didática deve ser
planejada tendo por base o “antes, o durante e o depois” conforme já estudado em orientação técnica
sobre “competência leitora”.
Duas regras básicas não devem ser descartadas:
•Assistir aos filmes antes de exibi-los. Sempre!
•A cada exibição, ter clareza dos objetivos que se
pretende alcançar.
Obs. O roteiro abaixo está disponível na coordenação da escola. Se você precisar mandamos por email.
Data:
_____/______/______
1. IDENTIFICAÇÃO:
Aluno(a):________________________________________________ Turma:________
Disciplina:
__________________________________________
2. FICHA TÉCNICA DO
FILME:
Título do filme:
____________________________________________________________
Atores principais:
__________________________________________________________
Direção: _______________________________
Produção:__________________________
Ano: __________________________________ Duração:
_______________________________
3. GÊNERO DO FILME:
( ) Histórico (
) comédia ( ) ficção
( ) romance (
) animação ( ) documentário (
) drama ( ) suspense (
) ação ( )
outros
4. A LINGUAGEM
PREDOMINANTE É:
( ) formal (
) informal
5. GRAU DE
ENTENDIMENTO
( ) fácil (
) razoável ( ) difícil
6. VALORES
CINEMATOGRÁFICOS
Assinale com um X de
acordo com o seu julgamento, quanto aos aspectos do filme:
Música ( )
Ótimo ( ) Bom
( ) Médio ( ) Fraco
Fotografia ( ) Ótimo
( ) Bom (
) Médio ( ) Fraco
Cenários ( )
Ótimo ( ) Bom
( ) Médio ( ) Fraco
Efeitos ( ) Ótimo
( ) Bom
( ) Médio ( ) Fraco
Diálogos ( ) Ótimo
( ) Bom (
) Médio ( ) Fraco
Enredo ( )
Ótimo ( ) Bom
( ) Médio ( ) Fraco
7. TEMAS ABORDADOS:
( ) Culturais (
) Científicos ( ) Políticos (
) Religiosos ( ) Psicológicos (
)Outros: __________ __________ ____________
8. ENREDO (SÍNTESE) :
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
_____________________________________
9. IDÉIA OU MENSAGEM
CENTRAL DO FILME:
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
__________________
10. CENA DE MAIOR
IMPACTO. JUSTIFIQUE:
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________11. CONTRIBUIÇÃO DO FILME PARA O ESTUDO
DA DISCIPLINA:
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
12. RELACIONE AS
CONTRIBUIÇÕES DO FILME PARA SUA FORMAÇÃO:
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
_____
13. AVALIAÇÃO FINAL
( ) Ótimo ( ) Muito bom ( ) Bom ( ) Regular
14. COMETÁRIOS FINAIS E/OU SUGESTÕES:
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
Auxílio para preenchimento:
Enredo: é o encadeado de ações
executadas ou a executar pelos personagens numa ficção, afim de criar sentido
ou emoção no espectador. O enredo, ou trama, ou intriga, é, podemos dizer, o
esqueleto da narrativa, aquilo que dá sustentação à história, ou seja, é o
desenrolar dos acontecimentos. Geralmente, o enredo está centrado num conflito,
responsável pelo nível de tensão da narrativa. O enredo pode ser organizado de
várias formas. Observe a mais comum:
• Situação inicial - os personagens e
espaço são apresentados.
• Quebra da Situação Inicial - um
acontecimento modifica a situação apresentada.
• Estabelecimento de Um Conflito -
Surge uma situação a ser resolvida, que quebra a estabilidade de personagens e
acontecimentos
• Clímax - ponto de maior tensão na
narrativa.
• Epílogo - solução do conflito. Obs.:
essa solução não significa um final feliz.
Sugestão de roteiro retirada do site: http://www.nre.seed.pr.gov.br/patobranco/arquivos/File/analisefilmes.pdf
Ficção ou documentário, curta ou longa-metragem - os gêneros e as opções de trabalho são inúmeros e hoje já é possível afirmar que o conhecimento sobre como usar filmes está bem sistematizado. O trabalho pode seguir por dois caminhos, dependendo do objetivo do professor:
ResponderExcluir- Aproximar a turma da linguagem artística específica do cinema, o que pode ser feito tanto na aula de Artes como na de Língua Portuguesa;
- Auxiliar na compreensão de conteúdos curriculares em diversas disciplinas dentro de sequências e projetos didáticos.
Em ambos os casos, é preciso começar expondo os objetivos da exibição e descrevendo o que será visto. "Isso é fundamental para não descaracterizar o cinema como um objeto cultural. O ideal é antecipar para a turma elementos da história, falar sobre o diretor e outras produções dele, comentar sobre os atores, mostrar a capa e a contracapa, ressaltar características técnicas, como a fotografia, contar curiosidades da época em que foi lançado e, principalmente, dizer por que gosta ou não daquele filme. O professor deve se mostrar como um espectador crítico e experiente para que os alunos aprendam a se posicionar frente ao que veem", conta Silvinha Meireles, coordenadora do programa Cine-Educação, da Cinemateca Brasileira de São Paulo.
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/cinema-escola-filmes-tecnologia-audiovisual-556044.shtml
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostei da dica (mas não consegui copiar), podem mandar no meu e-mail? Obrigada, Fernanda (Ciências)
ResponderExcluir