Blog criado para divulgar e debater idéias sobre Educação.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O cinema como recurso didático - sugestão de roteiro para análise de filmes

A exibição de filmes em sala de aula é um recurso didático importante para facilitar o acesso à linguagem cinematográfica, aguçando o interesse dos alunos pela sétima arte, ampliando seu repertório cultural, contribuindo para a formação crítico reflexiva, desenvolvendo sua competência leitora.  Além disso,  seu uso, como prática educativa , facilita significativamente a construção do  conhecimento. 

COMO PREPARAR A AULA:
Lembrar sempre que toda atividade didática deve ser planejada tendo por base o “antes, o durante e o depois”  conforme já estudado em orientação técnica sobre “competência leitora”.
Duas regras básicas não devem  ser descartadas:
•Assistir aos filmes antes de exibi-los. Sempre!
•A cada exibição, ter clareza dos objetivos que se pretende alcançar.



Abaixo há um roteiro para análise de filme. É uma sugestão que pode ser modificada conforme o objetivo do professor, da faixa etária dos alunos e de quaisquer outros fatores.


Obs. O roteiro abaixo está disponível na coordenação da escola. Se você precisar mandamos por email. 


 SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA ANÁLISE DE FILMES

 Data: _____/______/______

1. IDENTIFICAÇÃO:
Aluno(a):________________________________________________  Turma:________
Disciplina:         __________________________________________

2. FICHA TÉCNICA DO FILME:
Título do filme: ____________________________________________________________
Atores principais: __________________________________________________________
Direção: _______________________________ Produção:__________________________
Ano: __________________________________ Duração: _______________________________

3. GÊNERO DO FILME:
 (    ) Histórico     (   ) comédia      (   ) ficção     (    ) romance      (    ) animação      (   ) documentário    (     ) drama          (   ) suspense     (   ) ação       (    ) outros

4. A LINGUAGEM PREDOMINANTE É:
(    ) formal      (     ) informal

5. GRAU DE ENTENDIMENTO
(    ) fácil      (    ) razoável      (    ) difícil

6. VALORES CINEMATOGRÁFICOS
Assinale com um X de acordo com o seu julgamento, quanto aos aspectos do filme:
Música (   ) Ótimo     (    ) Bom     (   ) Médio      ( ) Fraco  
 Fotografia (   ) Ótimo     (    ) Bom     (   ) Médio      ( ) Fraco  
Cenários (   ) Ótimo     (    ) Bom     (   ) Médio      ( ) Fraco  
 Efeitos (   ) Ótimo     (    ) Bom     (   ) Médio      ( ) Fraco  
Diálogos  (   ) Ótimo     (    ) Bom     (   ) Médio      ( ) Fraco  
Enredo (   ) Ótimo     (    ) Bom     (   ) Médio      ( ) Fraco  

7. TEMAS ABORDADOS:
(   ) Culturais      (   ) Científicos       (   ) Políticos      (    ) Religiosos    (        ) Psicológicos   (     )Outros: __________ __________ ____________
8. ENREDO (SÍNTESE) :
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
_____________________________________
9. IDÉIA OU MENSAGEM CENTRAL DO FILME:
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
__________________
10. CENA DE MAIOR IMPACTO. JUSTIFIQUE:
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________11. CONTRIBUIÇÃO DO FILME PARA O ESTUDO DA DISCIPLINA:
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
12. RELACIONE AS CONTRIBUIÇÕES DO FILME PARA SUA FORMAÇÃO:
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
_____
13. AVALIAÇÃO FINAL
( ) Ótimo ( ) Muito bom ( ) Bom ( ) Regular
14. COMETÁRIOS FINAIS E/OU SUGESTÕES:
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

Auxílio para preenchimento:
Enredo: é o encadeado de ações executadas ou a executar pelos personagens numa ficção, afim de criar sentido ou emoção no espectador. O enredo, ou trama, ou intriga, é, podemos dizer, o esqueleto da narrativa, aquilo que dá sustentação à história, ou seja, é o desenrolar dos acontecimentos. Geralmente, o enredo está centrado num conflito, responsável pelo nível de tensão da narrativa. O enredo pode ser organizado de várias formas. Observe a mais comum:
• Situação inicial - os personagens e espaço são apresentados.
• Quebra da Situação Inicial - um acontecimento modifica a situação apresentada.
• Estabelecimento de Um Conflito - Surge uma situação a ser resolvida, que quebra a estabilidade de personagens e acontecimentos
• Clímax - ponto de maior tensão na narrativa.
• Epílogo - solução do conflito. Obs.: essa solução não significa um final feliz.


Sugestão de roteiro retirada do site: http://www.nre.seed.pr.gov.br/patobranco/arquivos/File/analisefilmes.pdf

3 comentários:

  1. Ficção ou documentário, curta ou longa-metragem - os gêneros e as opções de trabalho são inúmeros e hoje já é possível afirmar que o conhecimento sobre como usar filmes está bem sistematizado. O trabalho pode seguir por dois caminhos, dependendo do objetivo do professor:
    - Aproximar a turma da linguagem artística específica do cinema, o que pode ser feito tanto na aula de Artes como na de Língua Portuguesa;
    - Auxiliar na compreensão de conteúdos curriculares em diversas disciplinas dentro de sequências e projetos didáticos.

    Em ambos os casos, é preciso começar expondo os objetivos da exibição e descrevendo o que será visto. "Isso é fundamental para não descaracterizar o cinema como um objeto cultural. O ideal é antecipar para a turma elementos da história, falar sobre o diretor e outras produções dele, comentar sobre os atores, mostrar a capa e a contracapa, ressaltar características técnicas, como a fotografia, contar curiosidades da época em que foi lançado e, principalmente, dizer por que gosta ou não daquele filme. O professor deve se mostrar como um espectador crítico e experiente para que os alunos aprendam a se posicionar frente ao que veem", conta Silvinha Meireles, coordenadora do programa Cine-Educação, da Cinemateca Brasileira de São Paulo.

    http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/cinema-escola-filmes-tecnologia-audiovisual-556044.shtml

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da dica (mas não consegui copiar), podem mandar no meu e-mail? Obrigada, Fernanda (Ciências)

    ResponderExcluir